UM BLOG FEITO PARA QUEM BUSCA INFORMAÇÃO COM QUALIDADE! (Para ver o blog na íntegra, click na imagem acima)


terça-feira, 10 de março de 2009

O carnaval terminou, passou.. só não em Peri Mirim.

O carnaval tocou sua corneta em todo o país, movimentou cidades, ruas e praças; jogou confetes e lançou perfume; encheu avenidas, pintou caras, aqueceu o comércio... - e mesmo em tempo de crise mundial nada foi capaz de emperrar as rodas dos carros alegóricos dos desfiles Brasil à fora.
O carnaval passou, mas chega a manhã de ressaca em que a gente se dá conta que o carnaval se foi.
É hora de ver o que sobrou na carteira e comprar um chá de boldo para o fígado se recuperar - afinal ninguém é movido a álcool..
Passou. O barulho silenciou e só ficou o zumbido no fundo do ouvido!
Tudo na vida passa, até o carnaval, mas.. passou mesmo??
Não! Há um lugar onde carnaval ainda não terminou: Em Peri Mirim!
Como dizia a música, ''..é 20 (vinte) pra todo lado...'', de fato, é vinte pra todo o lado, explico:
É que quem deveria governar a cidade delegou o governo pra 20, talvez até pra mais. Ninguém sabe quem manda ali. Um manda, outro manda desmandar; e quem mandou, vai mandar desmandar o desmando?? hein? o quê? já não dá pra entender - é carnaval minha gente!!
O partido se parte cada vez mais em pedacinhos, será de confetes pra animar a festa?
Mas me respondam uma coisa: quem administra mesmo?
Uns dizem que é o prefeito; outros alegam ser o ex-prefeito. Há ainda quem defende que quem maneja a gerência é tio, o sobrinho, o genro, a mulher, o avô, o avião, o cachorro, o papagaio..
Eu já não sei.
E afinal de contas, porque o império romano, rico e própero prostrou-se sem invasão alguma que lhe sobreviesse e jungisse sua face ao opaco? Porque vergou o reinado de Rômulo Augusto, último imperador romano sem nenhuma incursão militar bárbara?
Mas há quem insista que o fim de Roma se deu por causa de invasões dos povos Hunos, Godos, Bugúndios, etc..; eu porém digo o contrário: Roma caiu não por martelos a fragmentar seus largos muros; nem caiu em cinzas por meio das flechas em chamas oriundas de hábeis arqueiros como os povos Francos, NÃO!
Na verdade Roma caiu devido um sopro dos povos Anglos; caiu sob um suspiro apenas dos Ostrogodos, um piscar de olhos dos Saxões.. pois a verdadeira queda demonstrou-se em seu próprio centro, em sua largura desmedida, em sua ilimitada limitação. A metástase que se espalhou pelo império era raiz do broto cancerígeno que havia dentro dos ambientes políticos daquela conjuntura.

Não que a política de Peri Mirim seja igualável ao império de Roma, mas ao que tudo indica, a queda já está caída ao equivalente.

Mas por favor, não custa tentar novamente, quem governa mesmo em Peri Mirim? Alguém sabe me dizer?

O carnaval, como dito, ainda não passou; por outro lado, o hospital parou; não tem radiografia nem pra um dedo quebrado. As rodas dos carros públicos - que não são os carros alegóricos - estas sim, estão emperradas; salários estão atrasados; a educação ainda não viu um livro no farol da educação; leis orçamentárias que contradizem princípios constitucionais; Lei Orgânica que enuncia preceitos inconstitucionais; serviços contratados sem licitação; governo sem ação.. e o pobre só com a miséria sem seu ganha pão!

Na verdade, nada que não fora prenunciado em tempos não muito distantes: Porque esperaríamos água doce de uma fonte que só jorra águas amargas?

Os muros de Peri Mirim estão intactos, suas estruturas e suas formalidades. A fragmentação progressiva que atinge a cidade não é física ( como se deu em Roma no seu estágio final e decorrente das razões já expostas), é substancial, é moral, é ideológica e transcende toda aparência construída pelas formalidades, por mais engenhosa que seja, por mais opulente que se exiba.

A maior de todas as des-construções é aquela construção - ainda que maior de todas - feita sobre alicerce de pau, areia e barro.

Até quando? Não sei, só sei que todo carnaval um dia termina, e essa folia em Peri Mirim tem prazo pra acabar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Brilhante...demonstrou perfeitamente a realidade da nossa terra hoje.
pena que infelizmente foi isso que o povo quiz!

Anônimo disse...

peri mirim tá uma vergonha.. tá na hora do promotor investigar esse município

VENCESLAU JUNIOR disse...

PERI MIRIM,16/02/2010.
(TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL)
Governo do Estado repassa R$ 29 milhões para o Carnaval 2010 no Maranhão
A governadora Roseana Sarney, que viaja nesta sexta (29) para os Estados Unidos para exames médicos de rotina, destinou 29 milhões de reais para todas as 217 prefeituras maranhenses investirem na festa carnavalesca. Segundo o Palácio dos Leões, a verba é para gerar emprego, renda e incremento ao turismo.
Caso essa verba fosse dividida igualmente entre todos os municípios, cada cidade teria direito a 134 mil reais.
Mas conforme divulgação oficial, os recursos serão repassados de acordo com o número de habitantes.
A meta da governadora é que todas as cidades do Maranhão “tenham carnavais tão alegres como os realizados em cidades como São Luís, Imperatriz, Barra do Corda e Pinheiro.”
Não foi divulgado oficialmente quanto cada município irá receber. Mas Barra do Corda está entre as dez maiores cidades do Maranhão.