UM BLOG FEITO PARA QUEM BUSCA INFORMAÇÃO COM QUALIDADE! (Para ver o blog na íntegra, click na imagem acima)


terça-feira, 8 de setembro de 2009

>>>>REGRAS DO BLOG<<<<

Caros leitores do blog portalperimirim,
agradeço a participação de todos os que até aqui contribuíram para um debate alternativo sobre a conjuntura perimiriense, compartilhando de suas idéias, pensamentos, informações, etc., com sobriedade, lucidez e respeito.

No entanto, algumas posturas haveremos de tomar doravante, pelas razões abaixo expostas:

São inúmeros os comentários em que nomes alheios são citados - e tais comentários não necessariamente tem sido ofensivos - mas que acabam não sendo publicados devido seus os conteúdos incitarem réplicas das pessoas nele mencionadas.

Vejam bem, o problema não é só o 'mencionar' nomes de pessoas, mas também o de 'suscitar' respostas daquelas pessoas, o que acabaria por fazer desse blog um espaço de ''bate-e-rebate'' de perguntas e respostas entre tais pessoas, gerando a possibilidade de cedo ou tarde alguém sair ofendido - e isso tudo sob o meu aval, pois antes que qualquer comentário seja publicado ele passa pela minha autorização. Assim sendo, o ''pepino'' sobraria pra cima de quem?

Logo, por tais razões, eu sou responsável civilmente por tudo o que escrevo, e não pretendo assumir nada mais além do que isso, como por exemplo o que decorre dos comentários que eventualmene venham ofender outrem.

Uma outra questão referente aos comentáros é o fato de algumas pessoas citarem nomes de pessoas (e agora não precisam suscitarem réplicas) e não se identificarem.
Ou seja, usam a opção ANÔNIMO e escrevem por vezes sem pensar, como se das palavras não decorressem consequêcias;
ou, do contrário, se porventura pensam haverem consequências, pensam que sou eu quem tivesse que assumir a responsabilidade das mesmas.

Ora, apesar de a cada dia crescerem o número dos acessos por semana dos visitantes e de comentários, o número de mensagens com conteúdo ofensivos tem caído bastante. Proporcionalmente, para cada 1 comentário publicado, 7 ou 8 são deletados por incorrerem nos problemas acima expostos; alguns meses atrás esse número era bem maior..

Assim, não era preciso criar um tópico para discorrer sobre essa questão, haja vista o número de comentários deletados terem caído, e o nível de respeito e diálogos terem galgado êxitos;
contudo devo uma resposta àqueles comentários que nunca foram publicados, e me utilizo desta oportunidade para tanto.

Então, possuindo a consciência do alcance, da repercussão e do que este blog ainda virá a ser ao âmbito de nosso exercício democrático circunscrito ao território perimiriense;
é salutar criarmos regras, acerca das quais tenho certeza que todos compreendem as suas razões e, junto comigo, corroborarão com as mesmas;
no intuito de conduzirmos este espaço sob total respeito, ética e qualidade, tendo em vista a contribuição à consciência cívica de nossos conterrâneos leitores deste blog.

Portanto, por hora, para que os comentários sejam publicados e seja respeitado o direito à todos de terem suas idéias compartilhadas, aqui estão as regras básicas que orientarão as participações doravante:
1. Postagens no modo ANÔNIMO são permitidas, desde que atendidas as observações seguintes;

2. Evite dirigir seus comentários à outras pessoas e/ou fazer perguntas dirigidas no intuito de provocar réplicas ( com a única exceção de mim mesmo, que como administrador deste espaço, me coloco a disposição de qualquer questionamento);

3.1 - Se citar nomes de pessoas públicas, relatando fatos obscuros, não comprovados e/ou que ''se ouviu falar por aí'', não assine como ANÔNIMO, mas identifique-se, do contrário o comentário será deletado, pois cada um deve ser responável pelo que afirma;
3.2 - de preferência deixe logo em seguida ao comentário, um outro comentário contendo seu e-mail para correspondência (os e-mails não serão publicados), o qual será por mim guardado apenas para caso de confirmação da mensagem e conteúdo a posteriori, caso necessário;
3.3 - particulamente eu já conheço a forma de escrever de algumas pessoas que costumeiramente já se identificam quando participam e comentam, não necessitanto estas de deixarem seus e-mails para confirmação;
3.4 - no entanto, no caso de alguém dolosamente assinar em nome de outrem, e eu entender ser estranho o conteúdo do comentário relacionado ao nome assinado, o comentário não será publicado até que outros contatos venham ser estabelecidos, inclusive através do meu e-mail (que está divulgado ao lado esquerdo desta página);

4. Reitero: nomes de pessoas públicas podem ser citadas na modalidade ANÔNIMO ou identificada, desde que estas pessoas não sejam ridicularizadas, tenham seus nomes preservados de calúnia e difamação e sejam relacionados à fatos públicos e notórios, à posturas ideológicas largamente conhecidas, etc., do contrário, tal comentário terá seu destino em conformidade com a pena contida na regra 3.1;

5. Outras regras criadas conforme a oportunidade e a necessidade serão publicadas neste tópico e avisadas no blog em espaço que permitam a todos terem seu pleno conhecimento.

Para outras sugestões, estão todos convidados a compartilharem das mesmas.
Grato pela compreensão de todos!

7 comentários:

Mayko disse...

Charles, meu grande companheiro, parabéns pelo teu blog, a cada dia estamos vendo esse trabalho ser desenvolvido com qualidade, seriedade e equidade. Parabens pelas regras que a partir de agora passam a vigorar, já era tempo, tamanha seriedade são os temas aqui abordados. com as novas regras de identificação as pessoas serão levadas a uma maior responabilidade frente as suas opiniões. eu digo que só quem tem sangue na veia participa de verdade e assina em baixo. Peri Mirim mudou muito, e um espaço como esse é mais q necessário. Peço apenas charles que vc nao se deixe levar por interesses de grupo A ou B, apesar de vc pertencer a um grupo ou de outro, mas faça-nos o bem que hoje vc nos presta, deixando esse instrumeto na internet aberto a todas as opiniões. sei que vc tem agido assim, por isso eu torço que assim seja por todo o sempre.

Anônimo disse...

Acabei eskecndo de dizer que soube do teu blog atraves de uma parente minha, que mora em são bento, entrei e li praticamente tudo e todos os comentários.
Entao caro amigo, acredito na sua capacidade de condzir este espaço, existe muitas pessoas que hoje já cnhecem esse blog, que só lêem e nao participam.

A tua opiniao será empre a tua opiniao, e isso todos devem respeitar, e devem usar o espaço de comentários para exporem o que quiserem sem ferir as regras.

Mayko

Anônimo disse...

Gostei.

Anônimo disse...

bom

Unknown disse...

Charles,suas colocações são bastante pertinentes, tendo em vista que, por vezes, o ser humano achando-se onipotente, acaba transgredindo as leis que regem a boa convivência em sociedade. Nesse sentido, sempre se faz necessário estabelecer regras que possam nortear nassas colocações no que concerne a quaisquer situação em que envlva outros; partindo sempre do princípio de que as palavras não podem ser ditas de qualquer forma, pois, as mesmas podem ser usada contra que as proferiu.
EDÍLSON ALMEIDA

Gabriel disse...

Sempre acompanho seu blog, o melhor sobre a cidade de Peri Mirim.

Charles A. Nunes Almeida disse...

Senhores(as), fico grato pelo apoio, colaboração e incentivo. Vamos em frente, sempre levantando questões que sirvam para o nosso desenvolvimento e para os que visitam nosso espaço.