UM BLOG FEITO PARA QUEM BUSCA INFORMAÇÃO COM QUALIDADE! (Para ver o blog na íntegra, click na imagem acima)


terça-feira, 28 de abril de 2009

INSTITUTO PERIMIRIENSE DE APOIO A CIDADANIA - IPAC

É com muita satisfação, depois de um longo período de ''gestação'', que anunciamos aos leitores do blog portalperimirim o ''nascimento'' do INSTITUTO PERIMIRIENSE DE APOIO À CIDADANIA - IPAC, associação esta, da qual sob um largo período de estudos, pesquisas, de organização, de planejamento, de propostas, de reuniões, revisões, enfim, dos seus idealizadores, resultou nesta organização não-governamental, pessoa jurídica de direito privado, com finalidade não econômica e/ou político partidária, regularizada para todos os fins de direito.
.
Os objetivos do IPAC são todos aqueles que derivam da palavra CIDADANIA - palavra essa comumente utilizada na teoria e nos discursos, e infelizmente pouco verbalizada na prática e nas atitudes dos que a mencionam.
Então, dentre algumas das finalidades decorrentes do termo 'cidadania' podemos citar que o Instituto Perimiriense de Apoio à Cidadania promoverá o desenvolvimento social e humano em Peri mirim; estimulará a sociedade civil para os programas sociais; implementará programas voltados à cultura e educação, à qualidade de vida e ao esporte; o resgate à história, à identidade municipal; objetivará ações de probidade e arvorará em tudo a dignidade da pessoa humana, dentre muitos outros objetivos, cujo o alcance depreenderá também e principalmente o apoio, a credibilidade, a criatividade, a estima, a sempre calorosa receptividade e a humanidade de nossos cidadãos na corroboração da busca pelos ideais supremos almejadas por todos os homens e mulheres de bem.
.
Inúmeras pessoas, companheiras nossas, cidadãos de Peri Mirim, nos ajudaram muito, e em muitos sentidos. Uns nos ajudaram na formulação de idéias fundamentais, outros com suas formidáveis opiniões, outros com incentivos, outros com suas capacidades técnicas de formação, além daqueles que já se propuseram em contribuir nos projetos que ainda haverão de acontecer. E desde já somos profundamente agradecidos à estes companheiros de inegável importância para nós, sobretudo nessa empreitada inicial e também aos que ainda unirão as suas mãos consoco.
.
De fato, a jornada é longa e ainda precisaremos de muita contribuição, haja vista estes projetos e objetivos representarem as necessidades de um número incontável de pessoas e famílias, de povoados, de bairros, cujo único meio de darmos nossa parcela de solidariedade, é unirmos as forças, dedicação e entusiasmo.
.
A idéia ultrapassada de esperarmos que o governo faça tudo e tudo faça já passou; o Brasil - ou melhor, o mundo - tem despertado para uma consciência cívica, a partir da qual não mais ambiciona ser apenas um telespectador dos fenômenos político-sociais de seu contexto, mas deseja ser o próprio protagonista da narrativa conjuntural.
.
Os países mais desenvolvidos no mundo são aqueles em que os cidadãos nadaram contra a correnteza da cidadania indiferente e no solo da descrença pelo desenvolvimento social semearam ações de contribuição, fiscalização e participação direta no rumo de suas comunidades. E o resultado é que aqueles nadadores alcançaram as nascentes da satisfação nacional e os semeadores colheram safras de esperanças, presentes e futuras.
.
Não pretendemos ser nada além do que semeadores de boas novas naquele chão onde instalou-se o desequilíbrio promovido pelo abandono social. Acreditamos em prósperas safras, colheitas que alimentarão e fortalecerão nossa consciência-cidadã, intrínseca em cada semente que é lançada ao solo, exemplo para o presente e para o futuro.

.

Charles Antoine Nunes Almeida
Presidente
Millyan Pereira Nunes
Vice-Presidente
.
"A seara é grande, mas poucos são os trabalhadores'' - Mateus Capítulo 9 Versículo 37- Para mais informações, ou para ser um colaborador, saber como ajudar ou dúvidas outras, entre em contato conosco.

14 comentários:

Anônimo disse...

A satisfação, é a mesma, de poder falar da instituição - IPAC, que resumindo em âmbito maior tem por objetivo promover CIDADANIA às pessoas, pessoas perimirienses!
O IPAC estará junto as comunidades do nosso município buscando o desenvolvimento social de crianças, jovens, adultos,etc através de ações sócio-educativas articuladas com outras instituições e parceiros.
Agradeço a tod@s os colaboradores que juntos tornamos possível este acontecimento.
Abraço Forte!

EQUILÍBRIO, FÉ E RESISTÊNCIA!


MILLYAN PEREIRA NUNES

Erika Nuñez disse...

Merece.....Peri-mirim..finalmente vai ter algo com que se preocupar:

" o bem-comum"...Afinal de contas,devemos ter consciência de que só uma ação social..voltada para as comunidades carentes dessa região,\pois,não basta oferecer o "dinheiro" e sim o recurso para a mobilização dos mesmos para se fazer uma economia estabilizada..Afinal de contas,grandes países já deram provas que esse tipo de auxílio(com o apoio necessário) vai p/ frente.
O ato de "reeducar" a sociedade para o desenvolvimento da mesma é de extrema importância..e isso se faz com homens e mulheres de verdade e que se preocupam com o bem-estar.Aplaudo a iniciativa e com certeza e sinônimo de sucesso e quem vai sair ganhando com certeza é a população perimiriense.

Pois,a verdadeira sociedade só é criada, a partir do momento em que o homem toma conhecimento da sua própria consciência e vê que na educação estará moldada toda a sociedade em que vive!

PARABÉNS PERI-MIRIM!


ÉRIKA NUNES...

Anônimo disse...

Q legal Charles pela iniciativa de vcs em promoverem esse trabalho tão nobre, porém não reconhecido (ainda) pelas instituições públicas. Mas as coisas estao m8udando e a sociedade cada dia mais acredita nas inciativas que se originam de dentro delas, e aos poucos os governos, locais, estaduais ou mesmo o federal tem creditado à própria população o nobre exercício de ''protagosnista'' (usando suas palavras) nessa história a qual todos nós estamos imersos.

Boa sorte a vcs todos, guerreiros dessa luta já campeã.

P. Marques.

jorjaofonseca disse...

Iniciativa como essa, promover cidadania, é por si só, louvável, ainda mais quando essa cidadania não inclui política partidária, mas sim política pública, capital social, acreditar que é possível sim, transformar as vidas de pessoas, se permitir viver e conviver com experiências enriquecedoras, saberes que não o acadêmico, mas o que emana do povo, simples, sábio.
Tive o prazer e o privilégio de trabalhar e despertar, pelo menos em parte, Maioba, seu desejo de transformar seu lugar, seu rincão(Boqueirão, oh, Boqueirão..., lembra?!)em Codó e Timbiras, tivemos vivências que nos servirão para o resto de nossas vidas, pessoais, profissionais, espirituais, astrais e tudo o mais(até rimou, rs)

Gostaria de desejar boa sorte a todos que toparam e se permitiram sonhar Perimirim melhor, mais cidadã. O trabalho é árduo, mas como diriam os Titãs, " Vamos ao trabalho, e só há uma maneira de fazê-lo, direito, bem feito, se não é melhor nem começar..."

Jorjaofonseca

Roberto disse...

Gostei da iniciativa, espero que o entusiasmo e amor aos necessitados continue, passe o tempo que passar.
Abraço.

Dr. Ronan Nascimento disse...

Como leitor do blog fico feliz em saber que há cidadãos preocupados com o futuro de um povo que compôem uma pacata cidade do interior do Maranhão. Políticas do tempo do cononelismo não convém com o espírito de esperança de dia melhores para aquela essa cidade.
Meus parabéns aos idealizadores.
Que o povo esteja sempre a frente.
ABRaços

Luciana Rosa disse...

Parabéns pela iniciativa.
Millyan com certeza vc irá fazer um brilhante trabalho na sua cidade, pois capacidade vc tem de sobra e com certeza irá dá o seu melhor para ver os seus projetos serem desenvolvidos.
Faço minhas as palavras de Jorge:

Também Tive o prazer de trabalhar com vc, não despertei, mas ajudei pelo menos em parte.

Boa Sorte maioba

Anônimo disse...

Bom, posso dizer que a fundação deste Instituto será com certeza um marco na história de Peri-mirim. Uma organização que se preocupa realmente em contribuir com a mudança de atitudes, influenciando positivamente o Ser Cidadão é um primeiro passo para se mudar esse país. Acredite não podemos fazer tudo, mas podemos fazer muito. Desejo votos de uma longa caminhada.

Marco José
e-mail: marcojrs@hotmail.com

Anônimo disse...

O meu povo sofre por falta de conhecimento (Oséias 4.6).
Trata-se de uma passagem Bíblica, e sofrimento e referente ao conhecimento da palavra de Deus, porém, podemos fazer uma analogia e vimos que realmente o povo sofre por falta de conhecimento dos seus direitos básicos: educação, saúde, moradia, ou seja, o necessário para ter/viver com dignidade humana. Felizmente, muitos brasileiros põe a mão na massa para ajudar os necessitados em vez de esperar as iniciativas do governo, parabenizo a todos os envolvidos pela essa iniciativa, criação do IPAC, espero poder contribuir para que possamos levar um pouco de conhecimento para nosso povo para que venha amenizar o "sofrimento" e poder viver com diginidade.
Myrthis Campos

Anônimo disse...

Parabenizo os idealizadores do IPAC e tod@a os colaboradores. Sei o quanto é importante e gratificante contribuir nos meios sociais, culturais, históricos, educacionais e artísticos compartilhados com os saberes populares de um povo, uma comunidade ...Perimirienese ...que de modo simples e significativos podem apresentar alternativas de criar e recriar suas realidades. Desejo que essa iniciativa contribua expressivamente na vida dos Perimirienses que os desafios encontrados não impeçam de trilhar seus objetivos, IPAC VAMOS EM FRENTE!!!!

Maioba (Millyan) parabéns por esse “Sonho” “rsrsrsr

Sucesso!

Um Salve aos perimirienses !!!!!!

Marcela Castro
Teresina –PI

Anônimo disse...

Parabéns Charles, sua iniciativa é mto nobre, e tenho certeza de que dará certo!! O Brasil precisa de jovens como vc, que se importam com o futuro de onde vivem, e de certa forma tbm, contribuem com futuro de nosso País...por isso, vida longa ao IPAC!!!

Abraço.. Amanda Gomes

Anônimo disse...

Parábens pelo grande projeto quer é o ipac.Tem tudo para ser um belissímo trabalho ,Millyan você é muito forte e tudo isso é fruto de toda a sua luta em prol do social.Eu enquanto quilobola sei da sua luta nas questões sociais e trabalhar cidadania ,dignidade é tudo,axé minha filha que os deus possa continuar te abençoando todos os dias da tua vida.

Unknown disse...

Charles e Mylian,

Tô todinha no IPAC e não vou sozinha não. Vou arrastando uma Multidão igulazinho o Boi da Maioba...
"E o Sol da Liberdade em raios Fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante....
O IPAC é assim... Venha você também sentir o "SOL DA LIBERDADE.......

Bjs

ZEUS BRITO disse...

Escutar, descobrir, identificar, respeitar, sofrer e lutar são palavras que se complementam entre si à medida que homens e mulheres se permitem ir além. Junto a estes homens e mulheres vamos seguindo. Assim como sentenciou Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido: “Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam”, devemos sustentar em uníssono que “assim como é certo o brilho do sol a cada manhã, é claro o caminho da transformação”. A todas as pessoas que cultivam um mundo pleno de dignidade e respeito desejamos Luz e Força, ao tempo em que agradecemos por nos inspirar a seguir nesta caminhada todo santo dia.
PARABÉNS PELA INICIATIVA DESSE INFORMATIVO E ESTIMULADOR BLOG, E MAIS AINDA PELA INICIATIVA DE COMEÇAR UM TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE CONSCIÊNCIA CRITICA COLETIVA E DE DIVULGA-LO.
PARABÉNS MAIOBA E CHARLES!!!
ZEUS MARCONDES E CONVIDADO E, AVIDO A CONHECEER PERI MIRIM!!!
AXÉ E MUITA LUZ A TODOS!!!