Recebi um comentário hoje que, apesar dos pesares (rs), merece ser abordado. Os pesares a que me refiro diz respeito ao linguajar que, caso publicado aqui, seria um tremendo desrespeito aos leitores - de fato, só aos leitores seria um desrespeito; porque quanto a mim, linguagem suja alguma é capaz de me surpreender, principalmente quando originada de um grupo político que tem como (ex) patrono um ''boca-mais-suja-ainda''. Desta feita, sendo mais claro e direto - não precisava - aproveito para dizer que todo comentário sujo não terá espaço nesse blog.
O fato da maioria dos comentários não serem publicados não é outro senão a sujeirada da qual poeira alguma é permitida aqui. Não tenho intenção de atrair leitores - que dirá pela via da baixaria -; não necessito de números altos de visitantes e grande participação através de comentários como termômetro de veracidade acerca do que aqui exponho. Digo isso porque já recebi comentários cujo conteúdo me ''aconselhavam'' a abir à publicidade todo e qualquer tipo de comentário, e que assim procedendo o blog seria mais ''movimentado''.
Ora, não busco ''companhia virtual'', meus amigos são reais; nem busco ibope, minha busca já está satisfeita no simples fato de escrever o que quero, o que penso.
Não almejo nenhum destino a mais que meu próprio passo; passear é meu destino, minha busca satisfeita, meu movimento estável.
O fato do blog ser ou não mais ''movimentado'' como desejou o ''conselheiro'' não tem poder algum sobre mim, a despeito de eventual complexo de inferioridade, como se eu dependesse psicologicamente de fantasmas virtuais. Já disse, repito, meus amigos são reais, e os que aqui se manifestam assim só fazem como demonstração de que eles também ''escrevem'' junto comigo, isto é, que eles comungam das mesmas idéias, no entanto, nossa relação é real e se dá num mundo real, ao contrário das câmaras virtuais nas quais as pessoas atualmente deixam de conviver com seus pares em troca de um mundo paralelo, frio e inerte.
_____________
Mas o que merece ser abordado no comentário que recebi hoje é a afirmação que, pela via da negação de uma razão histórica propõe reafirmar uma paixão:
In verbis ''... o desenvolvimento a partir de 2001'', disse o anônimo, faz menção à Peri Mirim, que segundo ele, percebe-se somente a partir do ano referido.
Diante dessa assertiva, que fundada em suas razões - ainda que numa razão-apaixonada ( e não numa razão-pensada) - algumas perguntas erguem-se mais altas que a imagem de S. Sebastião no morro de Peri Mirim:
Como podemos afirmar que o desenvolvimento de Peri Mirim se deu a partir de 2001 se durante anos tínhamos um hospital próprio e escolas adequadas ao tempo e, ao contrário de antes, hoje não temos mais um hospital próprio e o número de escolas são praticamente os mesmos - sendo tais estruturas hospitalares mais deficientes que outrora e estruturas escolares impróprias ao nosso tempo onde crianças disputam pedaços de lápis para escreverem e convivem em ambientes insalubres ?
Como podemos afirmar que o desenvolvimento de Peri Mirim se deu a partir de 2001 se durante anos nossa comunidade viveu sem o consumo de drogas e, ao contrário de antes, hoje Peri Mirim já não é uma cidade para se viver em segurança, onde a violência atemoriza inclusive diretores e professores de escolas ?
Como podemos afirmar que o desenvolvimento de Peri Mirim se deu a partir de 2001 se durante anos as crianças estudavam, possuíam um crescimento saudável numa comunidade saudável e, ao contrário de antes, hoje o ambiente de prostituição só cresce, aliciando cada vez mais o número de meninas, cerceando suas liberdades infantis, difundindo doenças sexuais e gerando crianças órfãs de pais vivos muito à mercê do controle administrativo ?
Como podemos afirmar que o desenvolvimento de Peri Mirim se deu a partir de 2001 se durante anos as datas festivas eram comemoradas com festas - não com bagunça - e, ao contrário de antes, hoje nem comemoração de aniversário da cidade se realiza ?
Como podemos afirmar.... ?...
...me falta espaço para falar do espírito partidário político que hoje substituiu as personalidades e amizades de outrora; dos desrespeitos aos cidadãos nos serviços públicos; das imoralidades que tomou a direção da cidade; do descrédito nos representantes; da falta de interesse de ver Peri Mirim crescer por parte daqueles que tem em suas mãos a maior capacidade de providenciar tais desenvolvimentos, pelo despreparo dos mesmos; da falta de esclarecimento acerca da cidadania que atrem os comerciantes de consciências a cada eleição; da juventude abandonada; dos idosos desamparados; etc... e tudo isso não aconteceu de um dia pra noite, mas justamente a partir de 2001, quem for sincero há de reconhecer.
Porém, entendo o que algumas pessoas chama de desenvolvimento de Peri Mirim em razão de alguns fatores:
1. Não compreendem o que significa desenvolvimento;
2. Se compreendem, desconhecem a sua origem.
No primeiro caso, dispenso comentários; no segundo, justamente a partir de 2001, o Brasil teve sua economia modificada. O consumo foi facilitado em todo o país, devido a expansão das relações internacionais e controle inflacionário, o que favoreceu a todos os brasileiros sem distinção, daí alguns interpretarem que tais facilidades se deram em razão dos governos municipais, quando não foram. À tudo isso, soma-se as grandes somas de verbas repassadas aos estados e municípios, os serviços de iluminação pública e de repartição de rendas, o que mais uma vez contribuiu com os brasileiros, sem distinção de localidades, trazendo à todos facilidades no aspecto econômico.
_____________
Enfim, dito isso, agradeço ao anônimo que contribuiu para que esse comentário fosse feito, mas que infelizmente seu comentário não pôde ser publicado.
Fica aqui mais uma satisfação concretizada. Não aguardo aplausos - prefiro mesmo críticas -; aguardo também um pouco mais de esclarecimento, à mim e à todos.
3 comentários:
Charles,
Tenha certeza que "Toda verdade incomoda". E os assuntos abordados no seu Blog com certeza está incomodando e mexendo com muitas estruturas. Sabemos muito bem que "Progresso" é muito além de fazer Parques, campos de futebool e outras coisas que somente servem como "Ópio do povo" que precisa sim, ter sua Dignidade de pessoa Humana alicerçada em algo que agregue realmente valor como: Saúde, Educação, Comida no prato Cultura... E quanta gente clama por isso...E quanta gente sonha com isso... Mas o sonho é o primeiro passo para fazer a realidade acontecer... Mude sua história, recomece um novo amanhã com olhar de otimismo e de esperança... "VOCE PODE REVOLUCIONAR O UNIVERSO"...
Não se deixe abater Charles pelos "Urubus" que azaram o progresso da nação... Eles estão sempre sobrevoando em busca de algum tipo de comida (não vou especificar o tipo de comida para não macaular o Blog).
Te admiro de montão.
não curve a cabeça para essas pessoas, elas detonan seu trabalho pois não conseguem ver a realidade ao seu redor.
Eu nem vou comentar muita coisa, pq vc sabe Charles! hehe, está respaldados até demais para todas das as discurssões aqui ou ali pautadas, um salve para vc Eni por se permitir participar do Blog independente de qualquer coisa e/ou situação. "sol da liberdade" a causa é nobre...pessoas sóbrias sabem...eu acredito no processo de mudança, mudança essa, que por mim e por outros cidadãos só é almejada pq é tudo fato, realidade.
Parabéns Charles pelos avanços, que avanços! Sua capacidade impressiona e incomoda muitos.
Abraços aos conterrâneos perimirienses e leitores gerais.
“Tal como a terra faz surgir nova planta, canteiro onde germinam as sementes, assim o SENHOR Deus fará brotar a justiça, que será seu louvor por todas as nações”. (Is. 61,11)
Millyan P Nunes
Postar um comentário