UM BLOG FEITO PARA QUEM BUSCA INFORMAÇÃO COM QUALIDADE! (Para ver o blog na íntegra, click na imagem acima)


sábado, 22 de agosto de 2009

Concurso Público - Peri-Mirim – MA

O Concurso Público é um mecanismo usado pela Administração Pública no âmbito Federal, Estadual e Municipal para selecionar as melhores pessoas para compor seus quadros. Esse é o verdadeiro sentido do Concurso Público. Parece-me que em nossa cidade esse sentido foi totalmente desvirtuado. Não vou citar nomes, acusar e nem fazer julgamentos. Seria leviano e irresponsável se o fizesse, já que não tenho provas. Aqueles que quiserem vestir a carapuça, que o façam. Mas, engana-se quem pensa que nossa população é tola e não analisa o resultado do concurso. Moramos em uma cidade pequena, onde todos se conhecem, e têm uma razoável noção daqueles que têm, e daqueles que não têm capacidade de serem aprovados.
Como Educador, minha maior preocupação é com relação aos professores, pois acho inadmissível um professor ir para sala de aula sem o mínimo de conhecimento. Melhor até que não vá! Pois é menos ruim para uma criança não ter nenhuma informação do que ter uma informação errada. Basta perguntar para um pai ou uma mãe se eles querem que seus filhos tenham professores despreparados e desqualificados. Toda cidade que tem uma educação de qualidade, mais cedo ou mais tarde irá colher os bons frutos que ela proporciona, isso é um fato que acontece no mundo inteiro. Portanto, a educação deve ser valorizada, sob pena de condenarmos nossos jovens ao constante fracasso, no cada vez mais disputado mercado de trabalho. É isso que queremos para nossa juventude? Discuto esse assunto com qualquer pessoa, já que tenho pleno conhecimento da questão educacional em Peri-Mirim. Costumo dizer que somente a educação pode mudar a vida das pessoas e da comunidade, mas infelizmente muitos dirigentes e parlamentares de nossa cidade não compactuam com essa visão. Talvez seja pelo fato de não terem qualquer competência educativa é que não valorizam a questão educacional. Querem botar os “deles” de qualquer jeito. É lamentável!
Fraudar Concurso Público é um ato irresponsável e imoral passível de Ação Civil Pública. Na minha opinião é muito mais que isso, pois ele acaba com o que o ser humano tem de mais sagrado: A ESPERANÇA. Imaginem um pai ou uma mãe de família desempregada que paga sua inscrição, paga cursos, fica dias e noites estudando e no dia do resultado vê seu nome muito abaixo de alguém que não tem a mínima capacidade de passar e está na parte de cima da lista apenas porque é protegido de uma pessoa “importante”: É REVOLTANTE!
Parabéns àqueles que lograram êxito por seus próprios méritos, pois tenho certeza que foi uma vitória suada, mas gratificante. E aqueles que foram empurrados..., se lhes restarem uma gota de consciência, que eu acho difícil, esta certamente vai doer para o resto de suas vidas, pois eles também enganaram muita gente.
Aqueles que manipulam um concurso público, não apenas enganam os candidatos que fazem a prova, estão também faltando com respeito e honestidade com toda uma população,e condenando-a, mais uma vez ao atraso. Tenho fé e convicção que DEUS não os perdoará.
Peri-Mirim-MA, 23 de agosto de 2009
Laercio Lucio de Oliveira - Mestrando em Matemática

28 comentários:

Anônimo disse...

De conformidade com o Código Penal o estelionato é capitulado como Crime contra o Patrimônio (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), sendo definido como "obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento"


Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento

Anônimo disse...

gabrizoid

Pra galera que vai fazer o concurso de Peri Mirim 2009, cidade da baixada maranhense. O anterior foi anulado por fraude, feita pela Comissão de Concurso Santa Barbara, de Imperatriz. A organizadora agora é a Sicope.

postado no site:
http://www.forumpci.com.br/topico/9476942

visitem

Unknown disse...

EU COMO FILHO DESTE MUNICÍPIO E VENDO COMO ANDA A EDUCAÇÃO EM PEDRINHAS POVOADO EM QUE NASCI, FICO TRISTE QUANDO ANALISO A LISTA DOS PROVÁVEIS PROFESSORES APROVADOS PARA AQUELE POLO, SE CONFIRMANDO ESSA SITUAÇÃO AS COISAS VÃO CONTINUAR DO JEITINHO QUE ESTÃO. PROFESSORES DESPREPARADOS E DESCOMPROMISSADOS A EXEMPLO DOS TRABALHAM ATUALMENTE NESTE POVOADO. QUANDO O QUE INDICA VAI DEIXAR DE EXISTIR?

Unknown disse...

ALGO A SER ANALISADO: QUANDO DAS INSCRIÇÕES DO CONCURSO DE PERI-MIRIM FOI EXIGIDO QUE OS CANDIDATOS ESCOLHESSEM O POLO AO QUAL IRIAM CONCORRER, ENTRETANTO, AO SRE DIVULGADO O RESUTADO DO MESMO, NÃO FOI DADA A RELAÇÃO DOS APROVADOS POR POLO QUE SERIA MAIS COERENTE. O QUE SE PRETENDE COM ISSO?

Charles A. Nunes Almeida disse...

Penso que a população deveria se unir e buscar apoio junto ao Ministério Público, no mínimo, apenas por desencargo de consciência.


Como filho de Peri Mirim, fico triste - tal qual o professor Laerson (autor do texto), ao Edilson (colega que tem participado deste blog)e demais - com essa realidade que só faz prolongar o sub-desenvolvimento, o continuísmo viciado e o favoritismo seletista.

Anônimo disse...

"fraude" palavra que ecoa em Peri-Mirim e além frontreira pelos conhecedores dos fatos, mas é preciso analizar uma coisa isso não é novidade na cidade, têm pessoas que q lidam com tal hamais de 15 anos e ningém nunca disse nada... e coisas muito serias tão qunato

por favor né ...

sarah disse...

Fiquei decepcionada com o municipio...fiz o concurso, fui aprovada...estava esperando ser chamada e o que aconteceu foi que fizeram um outro que nem fiquei sabendo....só soube recentemente...onde está a justiça desde minicipio...do estado ...do Brasil! é visível que o prefeito quis favorecer algumas pessoas.

Anônimo disse...

... esse texto mal criado com muito sentimento para imprecionar,procurem o que fazer... para quem não passou no concurso com ajuda ou não que toquem a vida pra frente de vamos viver!

estamos cançado de disse me disse nessa cidade onde todos somos irmão deveriamos é propor para prefeito e os secretarios talvez n fazem nada porque não tem nossa parceria

Unknown disse...

Deixo aqui minha indignação com os meus conterrâneos Laércio e Edilson. É vergonhoso, é de dar nojo saber como se consegue enganar um povo que acredita que as coisas podem mudar para melhor, que constróem sonhos, que buscam dias melhores e se veêm malfadados à corrupções, enrolações, enganações...Seria muito mais honesto não plantar ilusões em tantas pessoas que ainda sonham que tudo pode ser diferente e ao despertar do sonho, se certificar que tudo continua o mesmo, só mudou os autores o cenário, o teatro continua o mesmo...
É conterrâneos infelizmente O Povo não conhece a força que tem, se conhecece, mudaria um PAÍS, uma NAÇÃO, o MUNDO, mudaria sua HISTÓRIA...

Anônimo disse...

e desde quando o prefeito quer a colaboração da população? só se for p ensinar a ele outros macetes de como engordar sua poupança.

Anônimo disse...

parceria uma ova.. isso é que é história p boi dormir

Unknown disse...

Será que depois da posse dos concursados para o cargo de professor, a prefeitura de Peri-Mirim através da Secretaria de Educação manterá uma equipe de fiscalização, no sentido verificar se os referidos professores estão cumprindo a carga horária conforme está em lei, ou tudo continuará da mesma forma, com os professores da zona rural indo ministrar aulas quando bem querem e, desta feita não chegando a permanecer na escola nada mais do que duas horas a exemplo do que ocorrem no povoado Pedrinhas.Ao secretário de educação resta dizer: Disperta tu que dormes, levante-te dentre os mortos......

Unknown disse...

Amigos perimirienses, quando externo minha indignação neste espaço democrático, o faço na perspectiva de ver um dia os meus conterrâneos conscientes dos seus direitos; usufruindo de serviços públicos de qualidade e executados com responsabilidade independente do grupo político que esteja no poder, pois, aprendi no meio acadêmico que é preciso criticar para transformar uma realidade, a exemplo do que faziam os autores da Literatura Brasileira da geração de 30, verdadeiros críticos dos problema do nosso país.( Ex: Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rêgo, Raquel de Queiroz, Jorge Amado, etc )

Anônimo disse...

Essa empresa Sicope é suspeita. Como é que ela realiza um concurso em Santa Luzia do Paruá, que tem uma população que dobra o número de pessoas de Peri mirim, onde a média das pontuações de lá são entre 35 e 40, e Peri mirim tá cheio de inteligente que praticamente acertaram a prova toda, acertando 43, 44, e até 50 como foi paea o cargo de técnico de laboratório?

Não duvido que o nível de perguntas seja o mesmo, e o nível de instrução de Santa Luzia do Paruá deve ser maior por causa do desenvolvimento da cidade. A média de pontis lá fica entre 35, 38 e Peri mirim passa gente com 46.

ISSO É UMA VERGONHA! Se eu tivesse passado por meus próprios esforços eu mesmo ia pedir para a justiça averiguar esse concurso suspeito, porque mais na frente ninguém vai querer respeitar funcionários lalaus. eu mesmo vou olhar pra todos os aprovados e achar eles uns fajutos, desqualificados.

Anônimo disse...

eu fui ver as pontuações dos aprovados de Santa Luzia e realmente a média de pontuação dos aprovados é bem menor, e olha que a população de lá é de mais de 20 mil, contra apenas 9 mil de perimirim.

Anônimo disse...

correção peri mirim tem mais de 12 mil habitantes, mas concorso com seu raciocínio e entendo sua defesa!

Unknown disse...

Conforme informa o site da sicope, até o dia 28/08 eles estarão disponibilizando a lista de aprovados por polo. Que bom que tiveram essa preocupação, pois, as pessoas que foram aprovadas estão sem saber se estão ou não dentro do número de vagas. Desejo boa sorte aos aprovados e aos que não lograram êxito, resta seguir em frente, esquecendo o que fico para trás, não perdendo a esperaça de que quem acredita sempre alcança.

Unknown disse...

Caro Charles Nunes Almeida, quero parabenizá-lo por nos manter informado sobre o que está acontecendo no nosso município e, ao mesmo tempo incentivá-lo a seguir em frente, pois poucos são os que tem coragem de levantar a voz para tecer críticas às ações do poder executivo e legislativo, principalmente quando se trata de um municípo pequeno onde a maioria das pessoas conhessem uma as outras. Pressões por fazer esse tipo de trabalho, sempre irão existir, no entanto, elas servem para se ter um verdadeiro dimensionamento do poder da palavra quando pronuciada no momento oportuno e dentro da legalidade, sem que para isso se use de expediente nocivos à ordem e à moral.

Charles A. Nunes Almeida disse...

Caro Edilson, agradeço as palavras, o incentivo e seu apoio. Agradeço ainda sua participação no blog, que tem sido sempre de forma moderada, pertinente e esclarecedora, a qual tem contribuído muito à todos nós leitores, nos dando um verdadeiro exemplo de consciência e cidadania.
Continue entre nós, nos contribuindo com suas opiniões e nos mantendo informados do seu povoado de Pedrinhas;
e breve almejo ter o prazer de conhecê-lo.

grande abraço

Anônimo disse...

Não deu em nada gritos, falatórios, textos escritos, pasquim, fofocas...
Já esta esquecido, em peri mirm as coisas são assim o outro concurso foi a mesma coisa, o bom da história é pra quem vai ser nomeado.
e assim se vive e se faz nesta cidade .

Anônimo disse...

Fiz o primeiro concurso, fui aprovado 1º lugar para Téc. em radiologia (operador Raios-x, nomenclatura ultrapassada que foi utilizada)
fico triste por saber que passou por uma mera questão política. e boa sorte a vocês desta cidade. pois se vê. que seus administradores competencia alguma tem.

JEAN CARLOS REIS disse...

Caro Charles,gostaria de parabeniza-lo por este espaço democratico,que voçê mantem,que e de extrema importância para as pessoas deixarem suas opiniões,assim como eu gostaria de deixar a minha:

Irei fazer comentarios sobre o concurso publico.
1-foi feita licitação publica e aberta a todos na camara municipal,com presença do ministerio publico para escolha da empresa para efetuar o concurso,feito ate então inedito na cidade.
2-foi criada a comissão especial para acompanhar os trabalhos com membros da prefeitura e da oposição(vereador JORGE DE CARICO,professor FABIO, coisa nunca antes feita,pois a oposição nunca participava desses assuntos,nem ao menos era informada.
3-Essa comissão teve toda liberdade de acompanhar os trab alhos,sendo lhe dada todas as informações referente ao concurso.
4-A Promotoria sempre informada dos acontecimentos passo a passo.
5-As provas foram realizadas com trasnparencia e tranquilidade.
6-Apromotoria fez vizita a cidade logo apos as provas para averiguar como teriam ocorrido as provas,e o propio promotor esteve na cidade para verificar.
7-Foi feita uma audiencia publica com o promotor e a população,onde nesta audiencia o promotor falou o seguinte:
O CONCURSO ATE O MOMENTO ESTA NA MAIOR TRANSPARENCIA E VAI CONTINUAR NORMALMENTE COM OS TRABALHOS,QUANTO A SUPOSTAS IRREGULARIDADES,SE EXISTIREM O MP VAI INVESTIGAR,MAS PARA QUE ISTO OCORRA NÃO SERÃO ACEITO "ACHISMOS", E SIM PROVAS,COISA QUE ATE O MOMENTO NÃO EXISTEM,SENDO ASSIM O CONCURSO PERMANECE VALIDO E NORMAL PERANTE O MP.

Finalizando,acho que conseguimos alcançar um resultado positivo,no concurso passado passaram apenas 17% do povo de perimirim,com a redução do tempo de inscrição e a não postagem na internet,reduzimos em 50% o numero de inscrito,com isso tivemos aprovaçãoi em massa do povo de perimirim,cerca de 75%,creio eu que foi de grande valia para o municipio.

JEAN REIS

bandaatrios disse...

Caro JEAN, você valioso a população passar por um concurso na base do empurrão, ou melhor, na marra. Me desculpe mas não penso assim, tenho pena do povo de perimirim. Acredito que a prefeitura deve procurar dá educação de qualidade, qualificando a população para competir em qualquer concurso pública, fora ou dentro da cidade, não ficar escondendo o despreparo da população e a incompetência da prefeitura tentando fazer vários concursos até conseguir colocar quem ele quer.

Charles A. Nunes Almeida disse...

Jean, a sua participação é muito bem vinda e respeitada entre nós, assim como tem sido desde as suas outras manifestações neste espaço virtual.

Obrigado pelas palavras e também por creditar a este blog importância tal que justifique sua opinião - opinião esta que representa justamente o núcleo-objeto de nossas discussões.

Agradeço mais uma vez pela disposição, coragem e elucidação de fatos, dos quais acerca deles cada um haverá de concluir conforme o seu entendimento, em sinergia com o princípio democrático.

Charles

Anônimo disse...

Caro Charles,Gostaria de responder ao comentario de um de seus leitores.

BANDAATRIOS:

1-Concordo com vc no que diz respeito ao preparo das pessoas de perimirim para enfrentarem concursos dentro ou fora da cidade,mas não iremos conseguir fazer isso sem que uma seleção seja feita,pra isso que o concurso publico foi feito ,para que as pessoas que irão passar o conhecimento aos alunos tenham preparo.

2-Este governo não pode ser culpado por outros concursos feito anteriormente e não finalizados.

3- quanto ao despreparo dos candidatos da cidade,são decadas em que o poder publico não investiu no preparo dos mesmos,pois nunca foi feito concurso para selecionar os educadores.

4- Respeito sua opinião,e volto a dizer esta adm não fez varios concursos para colocar quem quer qe fosse.

Jean Reis

Anônimo disse...

são Raimundo das Mangabeiras - MA está de luto pelo concurso público deu muito na cara esse concurso!!!
Sr. prefeito Mangabeiras lementa sua incopetencia ao passar seus corejornarios e as filhas dos seus vereadores e o seu lider na camara de vereadores e a esposa do atual secretário de adminstração a irmã eo irmaõ do secretário de finanças o ex-secretário de finanças que também passou e ainda o filho do secretário de infra-estrutura e as irmão do presidente das licitações do atual prefeito a lista é imensa mais acabei de me lembra de outra o irmão da primeira dama também passou....que vergonha!!!VocÊ que está lendo esse blog se tiver como nos ajudar para anulação desse concurso faz isso pois Deus lhe ajudará por quê vc está ajudnado muitas pessoas....obrigado.

Unknown disse...

Olá, gostaria de manter contato com essa pessoa do tópico acima sobre o concurso de São Raimundo das Mangabeiras. Aquele resultado ali foi realmente um roubo escancarado, fui acompanhar a minha irmã que concorria a uma vaga e quando saiu o resultado, alguns conhecidos que tenho na região me relataram que muitos parentes de vereadores, do prefeito e dos secretários municipiais foram aprovados nos primeiros lugares. Inclusive já liguei para a organizadora do concurso pedindo os espelho das folhas de respostas ( um direito assegurado em qualquer concurso) o que já me foi negado. Então quero ter mais subsídios para oferecer uma denúncia no Ministério Público especificamente na Promotoria de Probidade Administrativa. Meu e-mail é virgulino0072009@hotmail.com. Aguardo contato.

Um conselho a todos, denunciem mesmo, não fiquem com medo, porque este é o principal combustível para que politicos improbos continuem mandando e desmandado, principalmente em Estados onde pensam que a coisa pública é o mesmo que a particular.

Jean Reis disse...

Caro Edilson,gostaria de responder a um comentario anterior seu,onde vc fala sobre o acompanhamento dos concursados na area da educação,muito pertinente por sinal.
Apos a nomeação e posse desses concursados será criado uma comissão especial de acompanhamento,com menbros da categoria e da adm publica,justamente para que ñ aconteça esses fatos que vc relatou,que por sinal são veridicos,essa comissaõ vai atuar durante 3 anos, que e justamente o periodo probatorio desses concursados,e espero que essa comissaõ fiscalize e atue para que possamos ter um rendimento superior ao que tinhamos anteriormente,e tem uma coisa importante que gostaria de dizer,essa comissão não será formada apenas pelo governo mas sim por todas as alas,oposição,governo e representante da classe.

Abraços.

Jean Reis.