UM BLOG FEITO PARA QUEM BUSCA INFORMAÇÃO COM QUALIDADE! (Para ver o blog na íntegra, click na imagem acima)


quarta-feira, 18 de março de 2009

A GESTÃO QUE PERI MIRIM MERECE! (parte I)

– Proposta de uma Administração Moderna sob novas perspectivas ideológicas - .
Em relação à Administração Pública do Brasil - seja ela de âmbito Federal, Estadual ou Municipal -, há uma miúda tendência disposta a modificar a estrutura de sua natureza ideológica. Apesar de ser, ainda, tal tendência como que uma pequena semente lançada nesse vasto território nacional, a possibilidade de germinar e render bons resultados mostra-se sustentada por um largo trabalho de adubação político-ideológico-doutrinário-legal.
.
Para a esperançosa semente, à qual avultosos arcabouços literários de peso lançam suas estimas, cabe a tarefa de transformar o desértico horizonte das desmedidas ações governamentais em vivos jardins de limitações e deveres, morais e jurídicos, à gestão pública, sob à qual não se exime a desfigurada realidade de Peri Mirim.
.
A atual base ideológica que firma a Administração Pública, predominante que se mostra tanto na prática dos que ocupam cargos à ela vinculados como na consciência coletiva dos administrados, conclui-se da compreensão que “a gestão pública é um instrumento em favor do PODER, a fim de que ela possa vergar os administrados”. Embora profundamente equivocada à razão de existir a Administração, sob tal ótica, essa é a suposição que de algum modo repousa na mente das pessoas. Em curtas palavras, a impressão que se divulga é que o PODER ADMINISTRATIVO manda, desmanda e manda de novo, satisfaz interesses próprios, enquanto que a nós administrados, resta-nos a única via de comportamento: a obediência, cega e muda.
.
Talvez a razão primordial da atual e errônea forma de encarar a postura de uma Administração resida no fato de que esta, desde a Idade Antiga, Média e, atingindo parte da História Moderna, sempre fora exercida sob o prisma do autoritarismo, imperialismo, despotismo, etc. As razões históricas e tradicionais que permeiam, portanto, o conceito de Administração, originaram-se desde muito, da idéia de que o PODER pode tudo e, ao subordinado, só é admissível aquilo que o TODO PODEROSO venha lhe prescrever.
.
É neste ambiente ideológico-político-administrativo que uma nova proposta se faz necessária. Surgiu, então, com Léon Duguit, uma linha de pensamento quase que inversa da presente conjuntura, pretendendo substituir a conotação de PODER PÚBLICO, até então havida como noção única da Administração Pública, pelo conceito de SERVIÇO PÚBLICO, proposto como pedra angular dessa forma de gerenciar um dado povo e território. Chegou, mesmo, o ilustre autor a afirmar que o estado não é senão um conjunto de serviços públicos. E aduzia: “nisto se resume minha teoria do Estado”.
.
Percebe-se que essa abordagem confronta, de imediato, com a idéia de que o PODER seja o núcleo aglutinante da prática administrativa; ainda, rejeita a adoção de uma perspectiva autoritária, que assenta a base dessa atividade sobre uma força oriunda do alto e imposta aos administrados, como que hierarquicamente. Enfim, resume-se afirmando que a Administração é como uma ponte, inclinada que é para SERVIR o caminhar da coletividade – sendo este SERVIR a única justificativa para o exercício da autoridade.
.
Foi a partir de Duguit que inúmeros trabalhos fomentaram o aprofundamento dessa proposta, cavando mais fundo e propiciando melhor acômodo à germinação dessa semente. As teorias que se seguiram, acompanharam o ritmo da estação primaveril de Duguit a demonstrar que não é o PODER que serve como razão explicativa das práticas administrativas, pois as idéias de DEVER, de FUNÇÃO, é que cumprem com maior exatidão o papel de um Estado de Direito.
.
(Continua..)
.
___________________
(Leia a parte II deste artigo no link

12 comentários:

Anônimo disse...

Fico feliz em saber que os filhos de Peri-Mirim têm a oportunidade de ler matérias como estas. Parabéns mais ainda à você Chales por ser filho da nossa terra e por ter a sensibilidade de ver os erros cometidos na administração pública da nossa cidade e ter a capacidade de revertê-los em matérias brilhantes que contribuem muito ao nosso senso cítico.

Charles A. Nunes Almeida disse...

Obrigado amigo ''anônimo'' pela sua participação. Fico grato em saber que, de algum modo, tenho contribuído ao desenvolvimento seja crítico, seja cultural, seja de qualquer outra maneira, aos nossos parceiros perimirienses.

Estamos aqui para servir melhor, e nisto consiste nossa satisfação.

Anônimo disse...

fico triste em saber que vc sendo " servo" de Deus,preferiu o lado da mentira que é o mesmo lado do diabo. Eu queria que vc perdesse seu tempo mostrando ao seu querido povo os processos que tramitam contra seu protegido na Policia Federal acho que seu povo não sabe de tal cousas.veja bem o lado que vc escolheu, Deus esta de olho em vc.

Charles A. Nunes Almeida disse...

Gostaria de saber do Anonimo quem é meu protegido e quais processos tramitam na Justiça Federal?
Primeiro não sou protetor de ninguém, cada pessoa sabe se proteger sozinho. Segundo, não existe processo na justiça federal algum.

Anônimo disse...

ja que vc não sabe quem é seu protegido,como sabe que não ha acusações? Exija mais informações quem sabe ele pode ter esquecido.good bye!

Charles A. Nunes Almeida disse...

Como disse, não há protegido algum, mas sei onde vc quer chegar.. e re-afirmo, não há processo federal algum, não há sequer inquérito instaurado..
Acho que vc é quem devia buscar informações. good bye!

Anônimo disse...

DEUS TE DEU UMA SABEDORIA DO ALTO,PENA Q Ñ SABE USÁ-LA, SAIBA DE UMA COISA:PRESTAREMOS CONTA PARA COM DEUS,JESUS TEM UMA GRANDE OBRA EM SUA VIDA,ELE CONHECE OS TEUS PENSAMENTOS,PQ A CADA DIA Q PASSA VC ATRASA AQUILO Q DEUS TEM PREPARADO PARA VC.JESUS TE AMA,RECONCILIE-SE COM ELE.

Charles A. Nunes Almeida disse...

(ao anônimo de cima: minha resposta em parêntese)

DEUS TE DEU UMA SABEDORIA DO ALTO (amém) PENA Q Ñ SABE USÁ-LA (sim, eu sei) SAIBA DE UMA COISA: PRESTAREMOS CONTA PARA COM DEUS (sim, creio que todos sabem disso)JESUS TEM UMA GRANDE OBRA EM SUA VIDA (sei disso) ELE CONHECE OS TEUS PENSAMENTOS (.) PQ A CADA DIA Q PASSA VC ATRASA AQUILO Q DEUS TEM PREPARADO PARA VC (Deus é soberano, sua vontade é impositiva e nada o impede de fazer o Ele pretende. Conhece a história do Rei Nabucodonosor?) JESUS TE AMA,RECONCILIE-SE COM ELE (Amigo, Deus já se reconciliou comigo. No dizer de Paulo, éramos nós "inimigos" de Deus, mas aprouve o próprio Deus reconciliar-se com o mundo. E isso para quem crê e para quem não crê. Eu creio, e você?)

Anônimo disse...

ATT. amigos filhos de peri-mirim fico muito feliz de poder participar desta página tomando conhecimento do que se passa em minha terra natal, de onde estou fisicamente afastado por muito tempo todavia meu coração está permanentemente presente nesta terra maravilhosa, terra dos babaçuais. Tí amo meu peri-mirim Valter Gonçalves de Sousa (Valterino)RJ

Erika Gomes disse...

É impressionante como as pessoas não sabem interpretar aquilo que estão lendo, e com isso tentam desfazer o direcionamento do conteúdo mencionado acima. É triste ver esses tipos de comentários infelizes. Charles, você esta fazendo um ótimo trabalho. Conhecimento nunca é demais, principalmente quando o assunto esta voltado somente para o crescimento da população perimiriense.

Charles A. Nunes Almeida disse...

Pois é Érika, infelizmente há os que não entendem, os que entendem mas fingem não entender, e os que entendendo preferem abertamente negar e voltar-se contra suas próprias razões e valores.
Grato pela sua contribuição/participação aqui nesse meio, onde temos lançado ''sementes'' da verdade e da consciência cívica, aguardando a estação certa para seu crescimento. Seja bem vinda e volte sempre!

Lucélia Soares disse...


Parabéns! Excelente matéria!
Você tem um domínio muito bom no que pronuncia e são notícias importantes e verídicas.
É lamentável que algumas pessoas não consigam interpretar os fatos e compare o teu trabalho com "coisas erradas" ou que não seja aceito por Deus. Não tem nada disso,você faz um trabalho muito bom, tem força de vontade e coragem, e isso acaba incomodando alguns... rs é normal!Como dizia Mário de Andrade,
"Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição" Então continue nos servindo com essas notícias quentes! Parabéns! Abs
Lucélia