UM BLOG FEITO PARA QUEM BUSCA INFORMAÇÃO COM QUALIDADE! (Para ver o blog na íntegra, click na imagem acima)


sábado, 12 de maio de 2012

PERI-MIRIM NÃO MERECE

A corrupção é um dos grandes males que afetam o poder público, principalmente o municipal. Ela também pode ser apontada como uma das causas decisivas da carência e da pobreza das cidades, dos estados e do país. A corrupção corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras. Ao mesmo tempo, atrai a ganância e estimula a formação de quadrilhas que evoluem para o crime organizado, o tráfico de drogas, a pistolagem, provocando a violência em todos os setores da sociedade. Um tipo de delito atrai o outro, que quase sempre estão associados. Além disso, investidores sérios afastam-se de cidades e regiões onde vigoram práticas de corrupção e descontrole administrativo. A corrupção afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtraem recursos da merenda e do material escolar, desmotivam os professores, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida com nenhuma perspectiva de futuro. A corrupção também subtrai verbas da saúde, comprometendo diretamente o bem estar dos cidadãos. Impede as pessoas de ter acesso ao tratamento de doenças que poderiam ser facilmente curadas, encurtando as suas vidas. Os que compartilham da corrupção, ativa ou passivamente, e os que dela tiram algum tipo de proveito, devem ser responsabilizados. Assistimos constantemente nos meios de comunicação os cidadãos do sul do país se mobilizando através das redes sociais e passeatas para protestar contra essa praga chamada corrupção. É necessário que nós também nos mobilizemos. Temos que dar um basta nisso! Ninguém aguenta mais!
.
É preciso que a população tome consciência que o dinheiro público não é para comprar carros, casas e outros bens para o Prefeito ou seus parentes, pois essa prática maldita é sem dúvida a grande causadora da pobreza material, de saúde e educacional em que se encontra nosso município. O cidadão não pode ficar só nos cantos falando da administração. É preciso que cobre transparência nos gastos públicos e denuncie à justiça se souber de algum ato de corrupção.
.
Em nossa cidade é público e notório o enriquecimento ilícito por parte de alguns familiares do gestor municipal. Só quem é cego não vê. Pessoas que não tinham nada, hoje esbanjam patrimônio, tudo financiado com dinheiro público. Enquanto isso a população vive ao “Deus dará”. Os nossos Vereadores têm uma grande parcela de culpa, pois não cumprem seu principal papel: FISCALIZAR OS RECURSOS PÚBLICOS. Por que será ? Será que recebem “algum” para não fiscalizar? É bom que os eleitores perguntem a seus Vereadores por que não fiscalizam a aplicação dos recursos. Eu, como cidadão, já acionei o Ministério Publico para que obrigue a Prefeitura disponibilizar as prestações de contas à população, já que é um direito garantido pela Constituição. Ao longo de três anos e dois meses a Prefeitura de Peri-Mirim já recebeu quarenta e dois milhões de reais de recursos federais (R$ 42.098.564,71 fonte: Portal da Transparência), fora convênios federais e estaduais. Onde foram aplicados esses recursos? É muito dinheiro para quase nada realizado em quase três anos e meio. Os perimirienses não merecem isso.
.
Com a palavra o Sr. Prefeito ou algum Vereador “defensor” do Povo.
.
Autor: Prof. MSc Laercio Lucio Oliveira
.
e-mail: llaerciolucio@hotmail.com ( maio/2012)

2 comentários:

Charles A. Nunes Almeida disse...

Laercio, a mensagem não poderia ter sido dita melhor. Excelente texto, verdades concretas, verdades que alardeiam entre os povoados de nossa cidade sem que alguém tome uma postura pro-ativa em face da corrupção. É necessário uma verdadeira mobilização de nossa sociedade a fim de que atos de vandalismos não possam mais ser tolerados em plena luz do dia sob nosso consentimento; pois o que se vê em Peri Mirim é um verdadeiro ato atentatório à dignidade da nossa cidade, da educação, da saúde, do lazer, da segurança, da cultura, do desenvolvimento comercial, do turismo, etc. Toda sociedade amadurece à um ponto onde tais práticas são expurgadas seja a qual maneira for, e chegou-se a um ponto em que Peri-Mirim não pode mais co-existir com essa bandidagem travestida de "gerenciamento público". Não existe gestão pública em PeriMirim! Esse é o fato. Não há pessoas qualificadas nas mais diversas secretarias, não há dinheiro pra nada, pois tudo vai pra qualquer que seja o lugar, menos para o investimento público. Penso que a exigência da demonstração das contas deve ir adiante, só assim poderemos ter algo concreto em mãos para constatar tudo o que nossos olhos têm visto nessa cidade.
Grande abraça.. e a luta continua.

Edilson disse...

Em tudo isso, o que mais me entristece é ver que a câmara de vereadores que deveria fiscalizar o dinheiro do povo não o faz, pelo contrário, mostra-se omissão, contribuindo substancialmente para algumas mazelas que a muito campeam em nosso município. Uma câmara com tal empenho e atributos é melhor não tê-la, caso o bem de todos.